domingo, 8 de março de 2009

Guia da Bolsa de Valores - Clube de Investimento


Muita gente acredita que investir na bolsa de valores é muito complicado, e que é coisa para ricos, mas hoje isso é apenas um mito. O surgimento de corretoras conectadas a internet facilitou muito o acesso ao mercado de acções, já que os custos operacionais pela internet são mais baratos do que pelo telefone.

A primeira parte do Guia é uma forma económica de investir, um clube de investidores, que multiplica o poder do seu investimento, e ainda da acesso a vantagens tributárias. Quando investimos em grupo podemos analisar empresas e investir em acções reunindo muito mais recursos, e causando um impacto positivo muito maior. isso pode em alguns momentos gerar uma procura maior pelas acções compradas pelo seu grupo, pois ainda existe no mercado financeiro a tendência de investir onde outros estão investindo "Maria vai com as outras".
O clube permite que os investidores aprendam mais e ajudem uns aos outros na hora de analisar e tomar decisões de investimento.

Seguindo o método INI, podemos montar um clube mais funcional e atingir uma grande eficiência. Com métodos comuns de análise de acções os sócios do clube ficam estimulados a investir com mais segurança. O ideal é que os sócios adoptem a mesma filosofia de investimento , no meu caso seria investir a longo prazo em vez de arriscar tentando prever as oscilações diárias do mercado. Para que todos os sócios do Clube de investimento tenham participação nas decisões do clube, o número de de sócios compatível com o sistema seria entre 10 e 15 pessoas, mais do que isso pode atrapalhar a velocidade para decidir os rumos. É muito importante ter sócios com talentos complementares ( advogado, engenheiro, bancário, empresário...). E um meio estimular os participantes do clube seria fazer reuniões agradáveis, desde uma reunião dentro de uma sala de reuniões convencional, até uma conversa na beira da piscina.

Um método eficiente para que o clube tenha sucesso é fazer uma reunião pro mês, em um local acessível para todos os sócios, e com cerca de 1h 30min de duração. a primeira parte da reunião( 30 a 45 minutos ) deveria ser dedicada à parte mais didáctica dos investimentos/empresas. Depois cada sócio deve praticar uma análise de uma empresa ou um sector e apresentar nas reuniões, e depois falar sobre os resultados das suas análises. É importante que um Administrador profissional seja contratado para cuidar da contabilidade, e que um ou mais sócios fique responsável por acompanhar o trabalho desse profissional. Por outro lado, analistas ou profissionais de investimento deverão ser convidados , de tempos em tempos, para participar das reuniões mensais do clube.

5 comentários:

Walder Neto disse...

"Muita gente acredita que investir na bolsa de valores é muito complicado..."

Eu que o diga...rs

http://bignoticiaseentretenimento.blogspot.com

KGeo disse...

eu sei como é o que é investir na bolça, mas n invisto nem a pal

Tania Montandon disse...

Não é tão simples, o problema maior é q a maior parte da população não tem acesso a informações confiáveis e não sabe operar.

Náhira Brunelle disse...

Eu, que pretendo ser uma futura Economista, não consigo entender direito essas coisas de investimentos. Mas, com o tempo... Depois de adquirir informações, tudo fica mais fácil, né?!

bjO

BLOGDOED disse...

se vc tem grana pra investir em volatilidade, é excelente.

a hora é pra comprar na baixa e vender na alta.

investir em volatilidade e ganhar grana