sexta-feira, 13 de março de 2009

diferentes estilos de musica eletronica TUNT TUN TUNT TUN TUNT TUN


Breakbeat

tem quebradas ritmadas com elementos do hip hop, funk e electro. muitos DJs usam o breakbeat para desacelerar depois de um full-on, ou depois de um techno...

Breakbeat originou o Bigbeat e o Jungle.

Música: Rapper´s delight
Artista: Sugarhill Gang





Bigbeat

Chemical Brothers, Prodigy, Fatboy Slim...são exemplos do seguimento, q eh um breakbeat mais acelerado, com elementos do Rock, do Punk, e do Funk americano.





Jungle

eh um tipo de breakbeat mais rapido . lembra muito a pegada do Tribal, mas tem uma levada mais "made in jamaica" puxada pro Dub.

Música: Wardance
Artista: Angel Tears





Dub

nasceu na Jamaica durante a década de 1960. eco, reverberação, delay, e outros efeitos são uma marca forte do estilo.
outra marca do Dub eh o som hipnotico, quase psyco e bem repetitivo
( jah falei brevemente sobre dub e jamaica na postagem anterior)

Música: Leaving Babylon Dub
Artista: King Tubby





Ragga

estilo criado pelo grande Yellowman, eh um tipo de apanhado das marcas do Reggae, Drum n' Bass, jungle, Dub...entre outros . a sonoridade do ragga entra bem em Reggaeton, Hiphop, Grime...( estilos q eu não vou comentar ).



Drum and bass

eh um estilo muito acelerado graves fortes de baixo. jungle + jazz = drum n' bass. na decada de 1980 o jungle estava muito ligado ao uso de crack , e muitos passaram a chamar o estilo de drum (bateria, em ingles) and bass (baixo). Assim, evitavam ser taxados de drogados. isso criou oportunidade para outros elementos diferenciadores entre o drum n' bass, q eh visto como algo mais refinado, e o jungle, q era visto negativamente. hoje podemos encontrar muitos elementos do drum n' bass em musicas da Fernanda Porto, remixagens da Vanessa da Matta...podemos apostar q eh a nova tendencia da MPB.

Música: On the Double
Artista: Grooverider





Electro

nos anos 80, associado às trilhas dos jogos do videogame Atari, tendo como precursores desse tipo de música o Kraftwerk, fundamental para entender a musica eletronica, o electro tomou forma. depois de um bom tempo, o sucesso do disco jungle na década de 1990, o electro ficou meio esquecido. em 2000, o estilo volta com tudo, com o sucesso das iniciativas de Miss Kittin, Peaches e Fischerspooner. electro eh marcado por usar sintetizadores demasiadamente.


Exemplo: Música: Eletrize
Artista: Komodor





Trip Hop

o estilo eh o blues da música eletronica. mistura hip hop, jazz e vocais sussurrados. tudo eh esfumaçante, misterioso, mas ao mesmo tempo charmoso. Quando você assistir a vocalista Beth Gibbons cantando, da banda Portishead, vai entender melhor.

Música: Glory Box
Artista: Portishead



Música: Teardrop

Artista: Massive Attack




Electronic Body Music (E.B.M)
fusão do synthpop dos anos 80 com a musica industrial, criando um estilo pesado e agressivo, porem amigavel com as pistas de dança. marcado pela união de guitarras e batidas pesadas com vocais sombrios. marcados pelo uso de instrumentos nada convencionais, como serras elétricas e furadeiras.
eh um estilo muito ligado ao esteriotipo da cultura Gotica, Rivethead e Punk
.

Música: Murderous
Artista: Nitzer Ebb





New Beat

E.B.M. mais lento, um pouco menos dançante. mas eu nunca identifiquei a diferença com facilidade
.

Música: I sit on Acid
Artista: Lords of acid





Tecno ou Techno

famoso por batidas
aceleradas, popularizou-se em Detroit, na década de 80. o som costuma variar entre 120 e 140 batidas por minuto, indo na mesma regra do Dark. usa-se muita percussão e o mínimo de melodia (sucessão dos sons combinados).


Música: No Ufos
Artista: Model 500





Disco

na decada de 1970, era quase uma regra a balada ter som ao vivo. quando alguns começaram a usar o vinil, nasceram as discotecas. O estilo, marcado pela influencia do musica das bloc party's( festas de bairro negro americano), tem arranjos melodiosos, presença de vocais e ritmos latinos, como a salsa.

Música: I Feel Love
Artista: Donna Summer





House

eh a “versão 2.0 da disco music, geralmente em compasso quatro por quatro . a musica se repete e parece não ter fim. O estilo eh mais suave do que o tecno e tocado geralmente em encontros de amigos antes (chill-in) ou apos (chill-out) da balada.

Música: Can you feel it
Artista: Larry Heard





Acid House

House acelerado com som mais estridente. o nome do estilo vem do consumo de drogas, como o ácido LSD e o ecstasy, muito encontrados nas festas eletrônicas. o smile, conhecido desenho de um rosto amarelo sorrindo, eh considerado o símbolo máximo do estilo musical


Música: Acid Thunder
Artista: Fast Eddie





Garage House

outro estilo que nasceu do house. a diferença é que o som lembra mais o rhythm & blues e o disco. o nome nasceu no clube Paradise Garage, em Nova York, ateh hoje a grande balada do estilo. O local eh uma grande garagem que abre às 4h da manhã só para convidados. lah dentro, há cafe da manhã e cinema. no lugar, surgiu o tipo de dança conhecida como Vogue, em que pessoas famosas dançam de maneira sensual se exibindo uma para as outras.

Música: Follow Me
Artista: Aly-us





Eurobeat

House despretensioso. DJs costumam falar que o estilo eh oito ou oitenta. para alguns, bem humorado. para outros, extremamente brega. faz enorme sucesso no Japão e nas aulas de ginasticas.


Música: Gamble Rumble
Artista: Move





Lounge

musica relaxante, não necessariamente para dançar. geralmente eh a trilha sonora de fundo de bares de hoteis e cassinos. lembra musica de elevador. tem muita influencia do jazz, new age...

Música: Madrugada Eterna
Artista: KLF





Trance

no auge da animação, a música ficará suave, quase parando, ateh ao ritmo frenetico anterior voltar com tudo. perceba no exemplo de audio como a musica segue a rota: maximo, minimo e maximo.



Música: The Vulcan
Artista: Commander Tom





Psytrance

Ficou ofegante de tanto dançar trance? experimente então o psytrance, que é ainda mais dançante, ainda mais rapido, ainda mais empolgante. mas a regra do “morde e assopra” continua valendo.

Artista: GMS e Alien Project
Música: at the end of rainbow (Mad Maxx)





Progressive Trance


eh uma vertente mais calma e com menos elementos que o Psytrance. eh um estilo mais lento, melodico e tambem grooveado, com 125 a 130 batidas por minuto. a musica tambem eh mais marcada e com um swing muito menos linear que o trance normal. o Trance progressivo tem atualmente fortes influencias do House americano, mas é um estilo de musica proveniente do Sul da Asia.



Hard Trance
o Hard Trance surgiu no inicio da década de 90 na Alemanha e eh uma das vertentes mais antigas do Trance. eh a vertente mais pesada do Trance, caracterizado por kicks fortes, secos e pesados. o Hard Trance pode ser melodico e Dark, utilizando tambem, elementos do TB-303, chamados de Acid.

Artista: Gary D
Música: Elevate Your Mind

7 comentários:

Anônimo disse...

Cara, confesso que só li o primeiro estilo...
Não curto muito música eletrônica.
Mas pra quem se interessa no assunto, é com certeza um post esclarecedor e excitante...
Aaahh, sobre o texto, não quis prolongar muito, era pra ser algo bastante direto mesmo e que não generalizasse de forma alguma...

Vlw, abraço brother!

Livia Britto disse...

Aah Muito profissional aqui, esse bando de nome me confunde. Tenho minhas restrições e tolerancias com os beats mas há quem vai amar saber das diferenças todas.

bju

Anônimo disse...

Olá, Pedro.
Legal saber que vc pesquisou sobre música, a maioria não sabe nem o básico do bate-estaca.
Parabéns.

Fada
http://fadasafada.blogspot.com/

Andrea Vaz disse...

Gostei das informações. Não sei diferenciar vários ritmos de música eletronica...assim aprendi um pouco, vlw! Aguardo sua visita... http://rascunhosdeandreavaz.blogspot.com

P. disse...

eu mudei a data da postagem pra todos poderem ver o que foi atualizado

agora tah mais simples

e tem o recurso do youtube pra poder saber diferenciar ouvindo

Alice Daniel disse...

Devo confessar que nenhum é o meu estilo de som. Os nomes fizeram um embaralhado na minha cabeça, mas acho que para quem curte esse tipo de música tua pesquisa e exemplos são ótimos.

Náhira Brunelle disse...

[b]Música... um pedaço da vida de cada um.

Adoro a música eletrônica pra me soltar, extravasar e até mesmo, expressar!!!!

beijão